Relacionamento Com Cliente
4000-1557
Santos não será mais a mesma quando ficar pronto o primeiro PATRIANI do litoral paulista, muito moderno e tecnológico. E olha que a cidade já tem uma das melhores qualidades de vida do Brasil. Santos é o principal município da Baixada Santista, composta também por Bertioga, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. A região é perfeita para morar e também para passear, pois conta com atrações incríveis, mesmo quando você quer dar um tempo da praia. Confira aqui dez opções de passeios imperdíveis na Baixada Santista.
Estádio da Vila Belmiro: a casa do time do Santos
Fãs de futebol amam assistir a uma partida do Santos no Estádio da Vila Belmiro. Quando não há jogos, se emocionam com as visitas que passam pelo gramado, o vestiário, a arquibancada, a sala de imprensa e o Memorial das Conquistas.
Lá estão troféus, camisetas e vídeos de grandes momentos do time, que ganhou projeção internacional nas décadas de 1950 e 1960, quando Pelé fazia parte do elenco. O craque, aliás, é homenageado em Santos com o Museu Pelé , situado em um belo casarão histórico da região portuária.
Museu do Café: história da bebida em Santos
Quando você toma uma xícara de café, não se dá conta da importância da bebida para a economia brasileira nos séculos 19 e 20. Essa fascinante história está viva no Museu do Café, no mesmo prédio da antiga Bolsa Oficial do Café, em Santos.
Uma de suas atrações é o Salão do Pregão, onde o preço do grão era negociado pelos corretores. Outros destaques são as pinturas de Benedito Calixto, a Torre do Relógio, os belos vitrais e uma estufa com pés de café. No fim da visita, ninguém resiste à Cafeteria do Museu, que serve bebidas e drinques à base do “ouro verde”, como o produto era chamado na época do auge da produção.
Estrada Velha de Santos: natureza e história em Cubatão
Foto: Caminhos do Mar/Divulgação
A exuberante Mata Atlântica, lindos visuais do mar e marcos históricos ornam a trilha Caminhos do Mar , mais conhecida como Estrada Velha de Santos, no Parque Estadual da Serra do Mar, com acessos por Cubatão e São Bernardo do Campo.
Algumas atrações imperdíveis da trilha são a Calçada do Lorena, percorrida por Dom Pedro I em setembro de 1822 antes de proclamar a Independência; o Pouso de Paranapiacaba, onde os viajantes paravam para descansar; e os mirantes Belvedere Circular e Curva do Uau, com suas vistas deslumbrantes.
Cama de Anchieta: cenário histórico em Itanhaém
O que há de tão especial nesses rochedos à beira-mar, em Itanhaém? Ali São José de Anchieta (1534-1597), o mesmo jesuíta que fundou a cidade de São Paulo, costumava se deitar numa pedra com formato de espreguiçadeira em busca de paz e inspiração para seus poemas. Segundo a lenda, quem deita lá hoje encontra o amor eterno. A Cama de Anchieta, situada entre as praias da Gruta e do Sonho, hoje é acessível por uma passarela de madeira.
Anchieta viveu muitos anos em Itanhaém. Sua presença por lá é tão marcante que a data da sua morte, 9 de junho, é feriado municipal. Outros legados do santo na cidade são sua estátua na Praça da Matriz, seu certificado de batismo no Museu Conceição de Itanhaém e os Painéis de Anchieta, que contam sua história em mosaicos de pastilhas de vidro em caixas-d´água no alto do Morro Pernambuco.
Fortaleza de Itaipu: oásis na Praia Grande
Parece um castelo a entrada da Fortaleza de Itaipu, construída na Praia Grande em 1902 para proteger o porto de Santos. É incrível seu cenário em meio a uma exuberante vegetação da Mata Atlântica, bastante preservada por fazer parte do Parque Estadual Xixová-Japuí.
De lá, você pode admirar um visual único da orla da Praia Grande, além de conhecer as casas dos oficiais na vila militar, alguns artefatos bélicos e antigos canos do esgoto de Santos. Os próprios militares acompanham os visitantes e contam curiosidades sobre o local. Uma delas é que o jogador Pelé ali serviu o Exército em 1959.
Ciclovias das orlas: jeito sustentável de explorar a região
É uma delícia explorar as cidades da Baixada Santista de bicicleta, um meio de transporte saudável e sustentável, como os prédios PATRIANI. As ciclovias da região proporcionam total segurança para os esportistas. Em Santos, você pedala pelo maior jardim de orla do mundo, encontrando, no caminho, muitas plantas, flores, estátuas e fontes.
Praia Grande tem quase 100 km de ciclovias e já foi eleita cinco vezes “Cidade Amiga da Bicicleta” por entidades de ciclistas. No Guarujá, você pode curtir de bike as praias de Astúrias, Pitangueiras, Tombo, Enseada e Pernambuco. As cidades de Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe também têm vários quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas.
Teleférico de São Vicente: linda vista para a baixada
É deslumbrante a vista do alto do Teleférico de São Vicente, revelando as praias, os prédios e as ruas da cidade e da vizinha Santos, além de trechos de Mata Atlântica. Tudo isso vai diminuindo de tamanho conforme você sobe, enquanto o frio na barriga aumenta.
Lá no alto, você pode fazer piquenique ou comer na lanchonete enquanto as crianças brincam no playground. Você também pode se divertir admirando a coragem dos destemidos que saltam de parapente para apreciar a orla com olhos de passarinho. Não à toa, o local é mais conhecido como Morro da Asa Delta, embora o seu nome oficial seja Morro Voturuá. É uma opção incrível para ver a Baixada Santista do alto enquanto não fica pronto o prédio Vitra Gonzaga PATRIANI, que terá área de lazer na cobertura.
Mercado de Peixes: ponto gastronômico em Santos
Ninguém resiste a um bom fruto do mar quando está na praia. E o Mercado de Peixes, em Santos, é o lugar certo para buscar ingredientes fresquíssimos. Com mais de 40 anos, o mercado ganhou cara nova em 2020, quando foi transferido para um moderno prédio da Ponta da Praia.
Ali turistas e moradores compram peixes, camarões, ostras, lagostas e temperos para prepararem suas receitas. Cozinhar não é sua praia? Tudo bem, você pode degustar essas delícias ali mesmo, no restaurante Paru, do chef Dário Costa, ganhador do reality Mestre do Sabor, da Globo.
Acqua Mundo: o aquário do Guarujá
Curioso para ver de perto um tubarão, um cavalo-marinho ou um peixe-palhaço, a espécie do Nemo? Pois você admira estes e muitos outros animais no Acqua Mundo um dos maiores aquários da América Latina. Os animais ficam em 49 recintos, que são réplicas de seus habitats naturais, como recifes, manguezais, praias arenosas e florestas inundadas.
Os visitantes amam assistir à alimentação de pinguins, tubarões, arraias e peixes da Amazônia – dê uma olhada nos horários em que isso ocorre no site. Outra experiência sensacional é tocar em estrelas-do-mar, ouriços e até filhotes de tubarão. Os mais corajosos ainda mergulham com tubarões e arraias no Tanque Oceano (atração paga à parte).
Orquidário de Santos: flora exuberante
Você vai amar a vegetação exuberante do Orquidário Municipal de Santos . Apesar do nome, o grande parque tem variada flora e cerca de 500 animais. Muitos circulam livremente entre os visitantes, como jabutis, capivaras, cutias e pavões.
O local também tem 1.500 árvores, e a maior delas é o pau-rei, com 30 metros de altura. Lá você ainda vive experiências como desvendar os segredos das abelhas na Trilha do Mel, vibrar com os flamingos no lago e interagir com aves soltas no Viveiro da Visitação Interna.
Maristela do Valle é jornalista especializada em turismo há mais de 25 anos. Trabalhou em publicações como o caderno de Turismo da Folha de S. Paulo, a revista Viagem e Turismo e o site viajeaqui.com.br. Já visitou cerca de 30 países e é autora dos livros “Lua de mel – como planejar sua viagem” e “Viaje Sozinha – Dicas e experiências para que você viaje na boa e se divirta como nunca”, ambos da Panda Books.