Praias paradisíacas são cenários perfeitos para viver o verdadeiro espírito da lua de mel, curtindo momentos preguiçosos em meio à natureza junto ao ser amado. O barulhinho bom do mar, o céu azul e o ambiente descontraído do vilarejo, mesmo que ele seja chique, são saborosos ingredientes para começar muito bem a a vida a dois antes de coroar a felicidade no seu apartamento PATRIANI. Confira aqui dez praias paradisíacas no Brasil para você viver a lua de mel dos sonhos.
Jericoacoara (CE): charme de vilarejo com conforto de cidade
Jericoacoara mantém a magia de uma vila de pescador e, ao mesmo tempo, tem pousadas confortáveis e restaurantes deliciosos. Como o vilarejo é pequeno, tudo é perto, inclusive a praia famosa Pedra Furada, e a Duna do Pôr do Sol, onde o dia termina com românticos tons dourados no céu e no mar. Um pouco mais longe, ninguém resiste a deitar em uma rede sobre a água azul da Lagoa do Paraíso. Jeri fica no Ceará, a 300 km de Fortaleza.
Fernando de Noronha (PE): arquipélago com praias intocadas
A faixa de areia branca emoldurada por falésias e coqueiros torna a Praia de Coqueirinho, a 35 km de João Pessoa, uma das mais belas do país. Você pode admirar esse visual do alto do Dedo de Deus ou do Castelo da Princesa, dois mirantes naturais imperdíveis. Também pode se perder com seu amor nos labirintos do Cânion do Coqueirinho, formado por falésias multicoloridas; e aproveitar a viagem para visitar as paradisíacas praias vizinhas de Tabatinga, para tomar banho de rio, e Tambaba, com uma área exclusiva para nudismo.
Pipa (RN): vila da Praia do Amor e de animação noturna
Sugestivo passar a lua de mel na Praia do Amor, hein? A praia do vilarejo de Pipa tem este nome por causa do formato de coração na maré baixa. Com falésias, piscinas naturais e ondas, é um dos paraísos locais, assim como a Praia do Madeiro, que costuma receber visitas de golfinhos para colorir a paisagem dos banhistas. À noite, os casais se divertem nos animados bares da vila, muitos deles com música ao vivo. Pipa fica no Rio Grande do Norte, a 90 km de Natal.
Coqueirinho (PB): emoldurada por falésias e coqueiros
A faixa de areia branca emoldurada por falésias e coqueiros torna a Praia de Coqueirinho, a 35 km de João Pessoa, uma das mais belas do país. Você pode admirar esse visual do alto do Dedo de Deus ou do Castelo da Princesa, dois mirantes naturais imperdíveis. Também pode se perder com seu amor nos labirintos do Cânion do Coqueirinho, formado por falésias multicoloridas; e aproveitar a viagem para visitar as paradisíacas praias vizinhas de Tabatinga, para tomar banho de rio, e Tambaba, com uma área exclusiva para nudismo.
Carneiros (PE): praia da charmosa Capela de São Benedito
Imagine se casar numa capelinha do século 18 pé na areia, em uma praia repleta de coqueiros! Pois esse sonho é possível na concorrida Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros, a 105 km de Recife. Lá você pode fazer uma cerimônia íntima e depois emendar a lua de mel nessa paradisíaca praia, repleta de piscinas naturais de águas cristalinas com peixinhos coloridos, falésias com argila medicinal e deliciosos quiosques com frutos do mar.
São Miguel dos Milagres (AL) e sua capelinha à beira-mar
O sonho de dizer “sim” numa capelinha branca à beira-mar também é possível em São Miguel dos Milagres, a 97 km de Maceió. De dentro da Capela dos Milagres, construída em 2016, você admira o mar azul da Praia do Marceneiro através de amplas janelas. Também aproveita a viagem para curtir as belezas do pacato povoado, como os coloridos barcos de pescador, a deslumbrante vista do Mirante Alto do Cruzeiro e as deliciosas praias de águas mornas.
Taipu de Fora: piscinas naturais cristalinas em Maraú (BA)
Que romântico explorar praias paradisíacas de quadriciclo, agarradinho no seu amor! O meio de transporte é muito prático para quem está na praia de Taipu de Fora, com suas piscinas naturais tão cristalinas na maré baixa que revelam peixinhos coloridos de vários tamanhos. De quadriciclo, você também aproveita as outras atrações da Península de Maraú, no sul da Bahia, a 100 km de Ilhéus e 250 km de Salvador, como os deliciosos restaurantes do povoado de Barra Grande, o imperdível pôr do sol da Ponta do Mutá e a tranquilidade da Lagoa do Cassange, com sua água doce que encontra o mar.
Praia do Espelho (BA): perfeita para curtir, em grande estilo, aquela preguicinha
A Praia do Espelho, no Sul da Bahia, é perfeita para curtir, em grande estilo, aquela preguicinha gostosa à beira-mar, em uma espreguiçadeira coberta por um almofadão ou uma palha fofinha chamada taboa. É um jeito bem confortável de aproveitar o cenário emoldurado por falésias, piscinas naturais e coqueiros. Quando cansar de tanto ócio, você pode caminhar até as vizinhas praias do Outeiro e dos Amores, esta última deliciosa para namorar, mas sem esquecer da vida, já que a faixa de areia pode sumir quando a maré subir. Chamada oficialmente de Curuípe, a Praia do Espelho fica a 50 km de Porto Seguro, entre Trancoso e Caraíva.
Bonete: praia de Ilhabela (SP) para ficar ilhado
Nada como ficar ilhado em uma lua de mel – ilhado e desconectado, para só curtir o ser amado em meio à natureza. A Praia do Bonete, em Ilhabela (SP), proporciona esse privilégio: celular não funciona, energia é limitada e não entra carro no povoado. O acesso é feito de barco ou por uma trilha de 12 km em meio à exuberante Mata Atlântica, passando por cachoeiras de águas cristalinas. O ninho de amor pode estar em uma pousada, um camping ou na casa de um caiçara. Depois vale a pena dar uma esticada também a praias paradisíacas da ilha, como Feiticeira e Castelhanos. Nem parece que tantas belezas naturais intocadas estão a apenas quatro horas da cidade de São Paulo.
Praia do Rosa (SC): toque de montanha com muito charme
Ainda em dúvida se quer praia ou montanha na lua de mel? Pois a Praia do Rosa mescla os dois – e com muito charme. O vilarejo tem até restaurante de fondue e pousada com lareira, típicos da serra, com vista para o mar. Além de aproveitar a praia, você pode andar a cavalo e fazer trilhas pela Mata Atlântica, curtindo cachoeiras e praias deslumbrantes. De agosto a outubro, as baleias-francas visitam a região e podem ser avistadas de perto em passeios de barco. Localizada em Imbituba, a Praia do Rosa fica a apenas 90 km de Florianópolis.
Maristela do Valle é jornalista especializada em turismo há mais de 25 anos. Trabalhou em publicações como o caderno de Turismo da Folha de S. Paulo, a revista Viagem e Turismo e o site viajeaqui.com.br. Já visitou cerca de 30 países e é autora dos livros “Lua de mel – Como planejar sua viagem” e “Viaje Sozinha – Dicas e experiências para que você viaje na boa e se divirta como nunca”, ambos da Panda Books.