Relacionamento Com Cliente
4000-1557
Para as famílias que têm um ou mais filhos, é um desafio manter a organização do quartinho quando eles deixam de ser bebês e passam a ocupar seu espaço dentro de casa, marcando presença com muitos brinquedos espalhados pelo lar, além do fôlego de atleta!
Há quem diga que essa energia é maravilhosa, mostra que os pequenos estão ativos, com saúde e muito animados! Quem já ouviu a frase: “casa bagunçada é uma casa feliz”?
Verdade ou não, nos momentos de brincadeira, é fundamental estimular a imaginação e a criatividade das crianças. No entanto, podemos organizar o espaço dos pequenos, mostrando a eles a importância de brincar e depois arrumar, para manter tudo no seu devido lugar, pronto para a bagunça do dia seguinte! Esses são pequenos gestos que reforçam e ensinam o convívio saudável dentro um grupo.
Por isso, quanto mais funcional é o ambiente do quarto, mais fácil será a organização. Separamos algumas orientações sobre como decorar e organizar quarto infantil. Confira a seguir!
Como arrumar um quarto para criança?
Quando a criança possui um quarto para ela, o ideal é que aos poucos o espaço seja adaptado para sua idade conforme ela cresce, permitindo que ela possa ter autonomia para conseguir arrumá-lo sozinha.
Sabemos que a limpeza pesada é de responsabilidade do adulto, mas arrumar as próprias roupas e os objetos faz parte do processo de educação e facilita muito a rotina diária da família e da casa!
Para que isso aconteça, procure projetar móveis baixos e seguros, pois se a criança brincar sozinha em algum momento (a depender da idade, claro!), ela possa movimentar os brinquedos sem se machucar.
Anote também: camas altas, quinas de móveis e janelas inseguras não são adequadas para este espaço.
Usar prateleiras ou nichos como aliados é mais vantajoso em relação às caixas, pois os brinquedos podem servir como objetos de decoração, exemplos: pelúcias, bonecas, carrinhos, etc.
Caso prefira caixas, opte pelas coloridas, assim você e a criança conseguem arrumar os brinquedos por categorias ou formatos.
Use um tapete para delimitar o espaço e a criança ficar à vontade, há opções antialérgicas, resistentes e macias.
E como incentivar a criança a arrumar o quartinho?
A maioria dos especialistas em educação infantil é categórica quando o assunto é organização: a criança precisa de rotina. De acordo com o livro “Meu Filho é uma Bagunça”, escrito pela psicoterapeuta e consultora educacional, Marcella Moran, e pelo neurologista infantil, Martin Kutscher, ela precisa aprender a se organizar, pois seu cérebro ainda está em processo de desenvolvimento.
Por isso, podemos estimular a criança a participar de uma série de atividades que desenvolvam sua autonomia e responsabilidade.
Organização dos brinquedos: logo após as brincadeiras, explique a importância da organização e mostre onde ela deve guardar os itens. As crianças veem os adultos como exemplos.
Quadro de rotina: ajude a criança a visualizar suas tarefas, incentivando a independência da criança.
Lembre-se de que cada criança tem seu tempo de aprendizado, assim como nós, adultos. Resista ao impulso de arrumar os brinquedos no lugar dela, faço junto ou deixe que ela faça sozinha. Com isso, o pequeno irá considerar-se parte da casa e será, no futuro, um adulto organizado!