O Dia dos Pais é o momento perfeito para criar memórias inesquecíveis ao lado de quem você ama. Então, nada melhor do que reunir a família e realizar um bom churrasco para homenagear a figura paterna.
E sendo esta uma ocasião tão especial, tudo precisa dar certo. Por isso, a organização e o planejamento são essenciais para a realização do churrasco perfeito. E isso vai desde a preparação da churrasqueira, que pode ser na casa de campo do condomínio, no espaço gourmet ou na varanda do seu PATRIANI, à melhor maneira de servir as carnes e os acompanhamentos.
Para ajudar neste processo delicioso, preparamos um passo a passo com 10 dicas indispensáveis para o seu churrasco de Dia dos Pais se tornar um grande sucesso. Confira!
1 – A escolha das carnes
Esta é a etapa inicial do seu planejamento. Pense em servir carnes de tipos variados para satisfazer a todos os gostos, como carne bovina, suína, aves e peixes. Opções alternativas, para contemplar os vegetarianos, também são bem-vindas. Conhecendo bem os seus convidados, escolha o que terá a melhor aceitação e vá em frente.
Os cortes mais comuns são o contrafilé, a alcatra, a fraldinha, a maminha, a costela e a deliciosa picanha. As opções suínas também são excelentes pedidas, como o lombo, o pernil, a costela e a linguiça. Já para os amantes de carnes brancas, as melhores opções de frango são a asinha, a coxinha drumette, o coraçãozinho, o medalhão e a linguiça. Peixes como o salmão, a tilápia e a anchova também são ótimos para serem grelhados. E, aos vegetarianos, legumes como abobrinha, berinjela, pimentão, cebola e vagem dão um toque saudável e muito saboroso ao seu churrasco.
2 – Defina a quantidade certa
Para deixar todos satisfeitos e evitar o desperdício, é preciso calcular o volume médio de carnes por pessoa. A recomendação é de, em média, 400g de carne por adulto. Some a quantidade de convidados e divida pelo volume total de carne calculado entre os tipos de peças que irá comprar. Se o churrasco for para 10 pessoas, por exemplo, a média será de cerca de 4kg de carne.
Para te ajudar nessa conta, existem calculadoras online que fazem isso para você, conhecidos como “churrascômetros”. A rede Pão de Açúcar disponibiliza um, neste link
3 – Organize os itens e apetrechos
Para excelência do seu churrasco, você precisa ter tudo à mão no momento do preparo. Por isso, organize-se, para não ter que abandonar a churrasqueira e procurar itens de última hora. O checklist básico para o preparo inclui garfo de cabo longo, facas bem afiadas, pegador de carnes, tábua de corte, grelhas, espetos, sal grosso, azeite, molhos e temperos secos, como tomilho, alho e cebola desidratados, mistura de ervas e outros de seu gosto. Um avental para não sujar a roupa e um paninho sempre à mão também são aliados do churrasqueiro.
4 – Hora do fogo
Acender a churrasqueira e deixá-la na temperatura ideal são passos fundamentais para a qualidade do seu churrasco. Para churrasqueiras a carvão, acenda o fogo com 30 a 40 minutos de antecedência para que as brasas se formem, obtendo um calor uniforme. É importante entender que a temperatura deve estar bem alta, caso contrário, além de demorar muito para ficarem prontas, as carnes irão “cozinhar” em vez de serem grelhadas.
Um jeito simples de acender a churrasqueira é utilizar papel (pode ser guardanapo ou papel-toalha). Coloque óleo comum de cozinha sobre ele e deixe-o bem no meio da churrasqueira. Em seguida, distribua o carvão em volta e em cima do papel, mas sem pressioná-lo, formando uma pequena fogueira. Coloque fogo no papel e não mexa mais. Aguarde por alguns minutos para que a churrasqueira se aqueça antes de distribuir as carnes pela grelha.
5 – Técnicas de preparo das carnes
Algumas técnicas simples garantem a maciez, o sabor e a suculência das carnes. De forma geral, quando se utiliza a grelha, o ideal é colocar as carnes próximas da brasa por curtos períodos, de 5 a 15 minutos, dependendo da espessura do corte. Assim, a superfície da carne ficará selada, fazendo com que seu interior não se resseque.
O recomendado é virar a carne apenas uma vez, assim que o sangue começar a aparecer na parte que está voltada para cima. Neste momento, prefira um pegador, para não perfurar a peça. Para obter um ponto de carne mal passada, esse pode ser o ponto ideal. Para cortes mais grossos ou para conseguir pontos mais bem passados, após selar os dois lados da carne, transfira as peças para um espaço mais distante do fogo, para que seja grelhada de maneira mais homogênea. Essa técnica de fogo direto é mais rápida e funciona muito bem para cortes como a fraldinha, a picanha ou bifes.
Para peças maiores, como costela ou cupim, o ideal é colocá-las mais afastadas, sob fogo indireto, embrulhadas em papel celofane ou alumínio, para que os líquidos da carne não se percam e ela fique tenra e suculenta ao fim do processo. Neste caso, o tempo de preparo é bem maior, em torno de 2 a 3 horas, ou até mais, dependendo do tamanho do assado.
6 – Cuidado com as labaredas
É comum que, durante o preparo das carnes, gotas de gordura pinguem sobre a brasa, fazendo as labaredas se elevarem. Fique atento, pois isso pode queimar o seu grelhado e trazer um sabor amargo à peça. Neste momento, um cuidado importante é nunca jogar água para apagá-las, pois a fuligem do carvão irá subir com a fumaça e se impregnar nas carnes. O que não é legal, nem saboroso.
Além disso, a água acabará com as brasas, diminuindo o calor da churrasqueira. Para conter as labaredas, você pode elevar a grelha momentaneamente, espalhar um pouco o carvão, ou simplesmente mudar a peça de lugar. Essas medidas já resolverão o seu problema e garantirão o sabor impecável do seu churrasco.
7 – Tempero e corte
Temperar as carnes requer um pouco de atenção. Se for utilizar sal grosso, coloque-o sobre a peça apenas no momento de grelhar as carnes, para não ficarem salgadas demais ou perderem a suculência. Em carnes já fatiadas, como os bifes, que absorvem o sal mais facilmente, faça apenas uma camada fina e uniforme, e, após virá-las, repita a ação do outro lado.
Na hora de servir, é necessário “bater” levemente na carne com o garfo ou com a faca para retirar o excesso de sal.
Após chegar ao ponto desejado, chegou a hora de cortar a carne que preparou com todo carinho. Para garantir a suculência e a maciez, corte sempre contra a fibra da carne. Assim você evita que fique dura, dificultando a mastigação.
8 – Acompanhamentos
Além das carnes, um bom churrasco também tem alguns acompanhamentos, que fazem toda a diferença para satisfazer seus convidados. Os famosos pão de alho e queijo coalho são hoje parte indispensável do churrasco. Além deles, você pode incrementar a mesa com uma boa farofa, maionese de legumes, vinagrete, pães, arroz branco e uma salada com um mix de folhas, como rúcula, alface e agrião. Todos são excelentes acompanhamentos e tornam a refeição ainda mais completa e saborosa.
9 - Bebidas
Todo churrasco pede também uma boa bebida. Por isso, esse é um item muito importante e que deve ser tratado com atenção na hora de fazer suas compras. Pense na preferência de seus convidados e não esqueça das crianças e de quem não consome bebidas alcoólicas. Para muitos, a cerveja é indispensável. Se este for o seu caso, lembre-se que devem estar sempre bem geladas. Se for utilizar uma caixa térmica com gelo, você pode acrescentar um pouco de água com sal grosso, pois essa mistura, além de gelar tudo mais rápido, mantém a temperatura baixa por muito mais tempo. Sirva também sucos, refrigerantes e água geladinha. Assim você agradará a todos.
10 – Frutas grelhadas como sobremesa
Para terminar em grande estilo, você pode ainda surpreender servindo outros ingredientes grelhados, aproveitando o calor da churrasqueira. Frutas como banana e abacaxi vão muito bem e o sabor doce delas já sacia a vontade de uma sobremesa. Uma dica é fazer uma mistura de açúcar com canela e salpicar sobre elas enquanto grelham. Ficará uma delícia!
Seguindo todos esses passos, com certeza, o seu Dia dos Pais será maravilhoso.
Fonte: Associação Proteste, Grupo Pão de Açúcar, Minerva Foods.
A PATRIANI deseja FELIZ DIA DOS PAIS para todos, com muito afeto e um bom churrasquinho!