Todos os anos, os principais fabricantes de tintas e empresa especializadas em cores elegem uma cor ou uma paleta com tonalidades para o ano vigente, apontando tendências para a arquitetura e o design de interiores.
Em 2025, tons terrosos, com destaque para nuances de marrom, entram em cena para evocar o aconchego e o conforto dentro de casa. A inspiração na natureza aparece em todas as paletas e os conceitos criados pelas marcas apelam para a necessidade de descontração e tranquilidade – um refúgio da agitação do dia a dia.
Conheça as tonalidades e os conceitos escolhidos para o ano de 2025.
Pantone – Mocha Mousse
A especialista em tendências de cores Pantone elegeu o tom de marrom Mocha Mousse, inspirada no cacau e no café, que possibilita diversas combinações de cores, seja numa paleta mais neutra, combinada com tons pastel ou com tonalidades mais vibrantes.
Sherwin Williams – Cápsula de cores com tons inspirados na natureza
A fabricante optou por uma paleta de 9 cores quentes para trazer as tendências 2025 para os ambientes. O conceito foi pensado para trazer uma atmosfera “reconfortante e orgânica aos ambientes”, com tons neutros que combinam entre si e trazem inúmeras possibilidades.
Fazem parte da paleta capsula as cores Chocotino, Pele de foca, Bandeirantes, Alabaster, Branco Puro, Praia Mansa, Brincadeira Divertida, Saudades da Roça e Pétala Delicada.
Suvinil – Cores que convivem
A partir da ideia de “cores que convivem”, coexistem em harmonia, a fabricante trouxe para 2025 o conceito “Co(r)existir”, que dá protagonismo a essas três tonalidades: Despertar, Marrom Luxo e Sossego Noturno. A partir de cada uma delas, a Suvinil montou paletas, mais neutras, frias ou quentes, atendendo aos mais diferentes estilos de decoração e ambientes.
Nessas paletas, as cores do ano podem aparecer combinadas entre si ou não, mudando nossa percepção visual. A ideia é mostrar como essas cores transformam sensações em diferentes contextos.
Coral – Curry Dourado
O tom escolhido pela Coral para 2025 é um amarelo quente que traz como conceito a sensação de “libertação, recomeço e acolhimento” e a ideia da marca ao escolher essa tonalidade é inspirar para “sair da zona de conforto com confiança”.
Palavra de especialista
Segundo a arquiteta Brenda Almeida, coordenadora de PDV da PATRIANI, a inspiração das marcas na natureza já dura alguns anos e deve seguir firme em 2025.
“Ano passado, por exemplo, tivemos uma grande força nos tons azuis e tons terrosos. Com o marrom não é diferente, seguimos na mesma linha, associando e trazendo para os ambientes parte da natureza, remetendo ao equilíbrio e, ao mesmo tempo sofisticação e seriedade”, explica.
Ela lembra que a tendência do marrom vai além da decoração de ambientes e passa pela moda, influenciando indústrias de diferentes setores. “Podemos observar o marrom com grande força no mundo da moda. É uma cor que traz sofisticação e, quando combinada com cores complementares, pode ficar ainda mais interessante. No geral, as pessoas têm optado por composições de cores, mas a escolha varia de acordo com cada personalidade”, opina.
Dica para se inspirar
Se você pretende decorar o seu apartamento e gostaria de embarcar na tendência do marrom, Brenda Almeida traz algumas dicas. “Optar por tons mais claros é uma aposta interessante. O marrom, quando aplicado de forma exagerada, pode trazer algum peso, mas quando composto com tons mais suaves fica equilibrado, gerando um ótimo resultado”, recomenda.