A chegada da primavera é inspiradora para trazer mais verde ao apartamento. Mas nem todas as plantas se adaptam ao ambiente interno, principalmente por causa da iluminação. “Planta gosta de luz e de calor”, diz o arquiteto e paisagista Leandro Arigoni. E não adianta colocar aquecedor ou lâmpada, tem que ser luz e calor natural. Quanto mais luz, mais opções de espécies para decorar seu apartamento. E algumas se desenvolvem melhor em alguns ambientes da casa. Confira aqui as dicas de Arigoni.
Varanda com frutíferas
Dentro do apartamento, é bom acomodar as plantas perto de janelas. As varandas fechadas de vidro, existentes em vários projetos da PATRIANI, parecem estufas porque recebem calor e iluminação naturais, tudo do que a planta precisa. Nessas varandas, é possível cultivar até árvores frutíferas como jabuticabeira, uvaia e pitangueira. Se bater muito sol na varanda, dá para plantar até um limoeiro ou uma laranjeira. Imagina que delícia pegar uma fruta do pé no seu próprio apartamento!
Distância da janela define a espécie
Será que as plantas sobrevivem longe das fontes de luz e calor? Depende da espécie. Por isso você deve determinar em que lugar do apartamento a planta vai ficar antes de adquiri-la. Devem ficar bem perto da janela espécies como a falsa-seringueira, também conhecida como árvore-da-borracha; o fícus-lira; o filodendro-ondulado; e a monstera, chamada de costela-de-adão.
Áreas mais afastadas da janela, que recebem pouca luz, são propícias, por exemplo, para a sansevieria e a palmeira-ráfia. Já o bambu da sorte é uma das plantas mais fortes para ambientes bem distantes das fontes de luz e calor, como o banheiro. Hall de elevador, em geral, não tem iluminação natural, por isso definitivamente não é um bom lugar para o desenvolvimento de plantas.
Quando regar a planta
Muita gente tem dúvidas sobre o momento certo de regar a planta. A dica de Arigoni é colocar o dedo na terra, que deve estar sempre úmida. Então você só deve molhar a planta se sentir que a terra está seca ou começando a secar. De todo modo, plantas de apartamento não precisam ser regadas tão constantemente como aquelas a céu aberto, expostas ao sol, que absorvem muita água.